Facebook
0800 643 2499
 SMS 27800  

Notícias

Fornecer energia com qualidade e continuidade, esse é o objetivo principal da Cerbranorte.



A energia elétrica é uma das melhores coisas inventadas até hoje. Ela contribuiu diretamente com toda e qualquer evolução tecnológica que conhecemos. Atualmente nossos hábitos estão tão atrelados ao uso da eletricidade, que muitas vezes nem percebemos que ela está ali. Seja em casa, no trabalho ou até mesmo no lazer, hora ou outra estamos ligados aos volts. Essa presença é tão comum, tão cotidiana, que só nos damos conta da sua necessidade quando ela falta. 


Mas afinal, o que causa a falta de luz?


O sistema elétrico é complexo e com características super específicas, quando há uma interrupção no fornecimento o consumidor logo imagina que um carro bateu e quebrou o poste, que um cabo arrebentou ou que algo superficial aconteceu. Nem sempre!!


Quando um objeto entra em contato com a rede, mesmo que não haja rompimento dos cabos, ocorre um curto-circuito, em muitos casos podem ocorrer interrupções no fornecimento como forma de proteção do circuito, neste caso o religador age instantaneamente desligando o sistema e religando em seguida, para identificar se houve uma falha ou apenas um curto temporário. Por isso que em alguns casos há apenas interrupções de poucos segundos.


O religador é um equipamento instalado em redes de distribuição com o objetivo de proteger o sistema elétrico em caso de curto circuito e religar a rede de maneira automática, após a solução do defeito, se assim for o caso. Quando a rede não conta com o sistema de equipamentos religadores, essas falhas e interrupções são mais frequentes e prolongadas, pois os colaboradores precisam percorrer a rede procurando o local em que o fusível desarmou. 


Nos últimos anos a Cerbranorte investiu muito para estruturar seu sistema de distribuição com equipamentos de alta tecnologia, que além de garantir energia com qualidade e segurança, nos permite realizar os trabalhos de forma mais ágil. Hoje a Cerbranorte conta com 18 religadores, que estão distribuídos em Braço do Norte e Rio Fortuna.



Por que no verão as faltas são mais frequentes?


A combinação de chuva com vento e raios é algo frequente no período de novembro a março, e as interrupções no fornecimento aumentam 40% nessa época. Muitas pessoas pensam que a falta de energia durante a chuva está relacionada apenas a presença dos raios, mas eles não são os principais responsáveis pelas falhas, não. 


Os ventos são responsáveis por 90% dos casos de desligamento de energia durante uma tempestade. Os fortes deslocamentos de ar fazem com que os fios se encostem, causando curtos-circuitos que têm como consequência o desligamento da rede elétrica. O mesmo ocorre quando galhos entram em contato com os fios elétricos, podendo rompê-los ou apenas ocasionar um surto. 
 

É importante lembrar que desde a primeira ocorrência de falta de energia registrada na cooperativa, nosso foco é restabelecer o fornecimento o mais breve possível. Em dias que há algum problema no fornecimento, nossas linhas telefônicas acabam congestionando, mas os colaboradores da Cerbranorte trabalham sob sol e chuva para que todos os associados recebam em suas casas uma energia com qualidade e continuidade.

 Importante! 

Informe a falta de energia através do SMS, é rápido, é grátis e seguro!


25/02/2021