Facebook
0800 643 2499
 SMS 27800  

Notícias

A importância da eletricidade no meio rural




O agronegócio é uma das principais atividades do Sul do Estado de Santa Catarina. No Vale do Braço do Norte encontramos uma grande diversidade de atividades decorrentes dessa categoria. Exemplificando melhor, somos fortes na agricultura, avicultura, suinocultura e pecuária, entre outras atividades, e nos destacamos, principalmente, pela criação do gado Jersey.
 

Ao longo do tempo, as grandes, médias e pequenas propriedades necessitaram utilizar a tecnologia para aumentar as produções e agilizar os processos diários nas atividades rurais. Esse crescimento das produções também auxiliou na evolução da economia da região e é nesse crescimento que vemos a importância do uso da eletricidade.


Se já precisamos da energia elétrica para as nossas atividades pessoais mais básicas, hoje, podemos dizer que no meio rural vários processos só são possíveis por conta do uso da energia. Facilitando o trabalho e reduzindo o tempo de execução. São tantas atividades, que as propriedades acabam necessitando do uso de máquinas e instrumentos tecnológicos. Temos como exemplo, a atividade leiteira com o uso de equipamentos de ordenha e resfriadores que possuem grande importância para o seu desenvolvimento.


Outra situação importante, é que o uso da eletricidade auxilia também para a manutenção do jovem no campo, por trazer mais comodidade, e, como consequência, uma melhor qualidade de vida para as famílias que se dedicam ao próprio negócio. Além disso, a eletricidade também é responsável, de certa forma, por permitir a informação. Ela possibilita o acesso ao conhecimento através da televisão, rádio e internet.


Em outros tempos, o desenvolvimento das atividades rurais consistia exclusivamente em trabalho manual, braçal do homem ou com tração animal. Também era muito comum o uso da roda d’água para gerar energia. Mas, a energia gerada por ela era utilizada apenas para a iluminação e para o funcionamento de pequenos equipamentos. E para muitas propriedades, a iluminação derivava de um lampião, “liquinho”, velas ou candeeiro. A energia elétrica trouxe praticidade, inovação e a possibilidade do produtor rural se dedicar a diversas atividades, aumentando a sua produção e a sua rentabilidade econômica.  

 
28/11/2018