Facebook
0800 643 2499
 SMS 27800  

Notícias

Cooperjovem: 8 anos de ações cooperativistas com as escolas



A Cerbranorte foi uma das primeiras cooperativas de infraestrutura no ramo de eletrificação do Estado de Santa Catarina a implantar o Programa Cooperjovem. O programa é realizado em parceria com o SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), nas escolas que compreendem a área de atuação da cooperativa.


Desde sua implantação até agora, o Cooperjovem soma 8 anos de muitas ações cooperativistas. As escolas Atílio Ghisi, de Braço do Norte, e Professor José Boeing, de Rio Fortuna, dão um show na participação do programa. Os professores passam por diversas capacitações para desenvolverem as atividades do programa nas escolas e os alunos participam ativamente de tudo o que é proposto.


Como 2018 foi marcado pela Copa do Mundo, o Cooperjovem realizou a Coopa de Futebol Cooperativo, com o objetivo de mostrar às crianças que cooperar é muito melhor do que competir. Além disso, as escolas realizam atividades constantes que envolvem toda a comunidade escolar. Os alunos participam de campanhas e ações da escola, voltadas à sociedade, com práticas que abordam temas como, por exemplo, a gentileza e a preservação do meio ambiente.


O Cooperjovem visa divulgar e difundir os princípios e a filosofia do cooperativismo e também auxiliar as escolas na preparação das crianças e jovens na formação do senso crítico, melhorando a sua participação efetiva na sociedade. Desenvolve e implementa uma proposta de educação, conforme métodos que incentivam a relação ensino-aprendizagem e por meio de materiais apropriados, elaborados, a partir dos valores cooperativistas, como justiça social, solidariedade, participação, liberdade, igualdade, equidade e autonomia, destinados aos educadores e alunos das escolas e cooperativas educacionais, nos níveis fundamental e médio.

 
06/11/2018