Facebook
0800 643 2499
 SMS 27800  

Notícias

Reajuste Tarifário



No último dia 25, em audiência pública, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), determinou o novo valor da tarifa de energia da Cerbranorte, que passa a valer a partir de 30 de setembro. Com o reajuste deste ano, a Cerbranorte se destaca entre as 10 cooperativas com menor valor tarifário do estado, e entre as 30 menores do Brasil. O reajuste médio foi de 10%.
 

O consumidor só sentirá a alteração deste valor na fatura com vencimento em novembro. Os reajustes tarifários foram aprovados para 16 cooperativas de Santa Catarina. Nos últimos anos, a Cerbranorte melhorou sua posição no ranking das cooperativas com a menor tarifa. Em 2017, estava em 10º lugar e neste ano, através de toda dedicação entre diretoria e colaboradores, passou para a 8º colocação no estado.


De acordo com a Aneel, o objetivo do reajuste é manter o equilíbrio financeiro da permissionária, de modo que ela possa arcar com suas responsabilidades perante o consumidor. Ao calcular os índices de reajuste, é considerado a variação de custos que empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula do cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de permissão assinados entre as cooperativas e o Governo Federal, por meio da Aneel.
 



“A redução no percentual de reajuste se deve aos bons investimentos que temos feito ao longo dos anos. Além da construção e ampliação das redes de alta e baixa tensão, foram adquiridos equipamentos e viaturas (frota), que aprimoram os serviços prestados e o atendimento ao consumidor. A sede administrativa foi ampliada e uma subestação própria foi construída. Sendo assim, com orgulho, podemos dizer que entre 2014 e 2017 foram investidos mais de 30 milhões em melhorias em prol dos associados. Tudo isso só é uma realidade hoje, devido ao empenho da nossa equipe de colaboradores e de toda a diretoria, que sempre buscam soluções para melhorar todos os serviços oferecidos aos consumidores, sem deixar de lado nossa responsabilidade social”, destaca o presidente Toninho.
 

Cabe ressaltar o orgulho de estar na 8ª colocação entre as cooperativas com menor valor tarifário de Santa Catarina, e também como a 3ª em menor custo operacional, realizando os serviços com qualidade e de forma eficiente para o consumidor.

 




 

01/10/2018