Facebook
0800 643 2499
 SMS 27800  

Notícias

Igreja Matriz Nosso Senhor do Bonfim



 

A Igreja Nosso Senhor do Bonfim, de Braço do Norte, completou neste ano, 101 anos de curato, datado em julho de 1917. No mês de setembro é realizada a tradicional festa do padroeiro, que atrai muitos visitantes e mobiliza toda a comunidade. O ponto turístico mais visitado do município, é também uma das igrejas com mais destaque em Santa Catarina por sua bela arquitetura gótica.

 

Em cada parte, encontramos um pedaço da história rica em detalhes. Antes da construção da imponente estrutura, havia uma pequena capela datada de 1882, construída por lusos e italianos. Mas, foi em 1929, vendo a precariedade em que ela se encontrava, que a população decidiu que uma nova igreja seria construída no lugar da antiga capela.

 

A pedra fundamental foi oficialmente argamassada em 7 de setembro de 1931, tendo como mestre-de-obras o italiano Ângelo Colombo. A estrutura foi erguida com a cooperação de colonizadores alemães e italianos, e teve a coordenação do padre alemão Jacó Luiz Neibel.

 

A construção estrutural durou sete anos. Ainda, a parte estética levou mais dois anos para ser terminada, principalmente porque as pinturas eram feitas por profissionais vindos da Itália e os materiais utilizados também demoravam para chegar. Um dos destaques da igreja é a pintura do teto que retrata artisticamente a Arca de Noé.

 

Alguns objetos importantes da nova igreja eram os dois sinos vindos da Alemanha, arrematados na quermesse por Henrique Dechering, que batizou o sino maior como São Sebastião, e por José Oenning, que nomeou o sino menor como Santa Terezinha. Os acervos existentes na igreja como os altares e as imagens de santos também estão preservados. Em 2013, os sinos foram substituídos e hoje estão expostos, ao lado da igreja, em um memorial.

 

A praça onde a igreja está situada homenageia o Padre Röer, um padre que cavalgava por longas distâncias até as comunidades para levar palavras de fé à população. A igreja Nosso Senhor do Bonfim é aberta ao público diariamente, para que os turistas e a população possam visitar.

 
19/09/2018