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Escola Municipal Atílio Ghisi



  Escola Municipal Atílio Ghisi  


  Apresentação  


Situada na Rua Antônio Isidoro, no Bairro Lado da União, a escola municial Atílio Ghisi foi criada em 20 de novembro de 1969, quando o bairro ainda pertencia a Orleans. Já em 1996, a escola passou a pertencer a Braço do Norte. No decorrer do tempo, mudou o espaço físico, mudou o alunado, mudou a composição do seu corpo docente e discente, renovou e renova sua pedagogia, adaptando-a ao espírito de equipe com uma educação para o uso responsável da liberdade, dando ênfase à educação para uma opção consciente de valores e atitudes, além da formação individual e coletiva da construção da cidadania.
Mesmo após todas as mudanças, permaneceram firmes os objetivos de oportunizar uma educação aprimorada e lutar, diariamente, pela verdade, pelo direito humano, pela responsabilidade e pelo diálogo constante em busca de integração entre todos. O nome da escola é uma homenagem ao pai do deputado Ademar Ghisi. 





                                                                  


  A escola e o Cooperjovem  

O programa Cooperjovem levou para a escola a transdisciplinariedade, já que oportuniza trabalhar conceitos que se refletem nos nossos educandos e se alinham as disciplinas cada uma com sua singularidade para um bem comum. Exemplo disso são os gritos de guerra utilizados pelas crianças que já fizeram parte do programa. Gritos que transmitem a ideia de que juntos são mais fortes. Notou-se também que os alunos estão mais participativos, respeitam o grande grupo e a si mesmo. Também já demostram atitudes de cidadania preservando e cultivando o meio ambiente, com ações de reciclar e cultivar.

Para a escola, o Cooperjovem tem sido uma importante ferramenta e tem contribuído para que todos os envolvidos percebam que tem como fazer diferente, e que o diferente do que é tradicional também é bom. Através do Cooperjovem, a instituição também vem desenvolvendo o Projeto Educacional Coopertativo (PEC), que é a principal etapa para a vivência da cooperação.

De acordo com uma pesquisa realizada, o maior problema da escola, conforme os pais, alunos e funcionários, era a falta de comprometimento dos pais com o desenvolvimento escolar dos alunos. Por meio do PEC, esse problema foi amenizado, uma vez que a instituição buscou aproximar os pais da escola para interagir junto com os filhos e com todo o corpo docente do ambiente escolar.




                                                                 




  Projetos desenvolvidos  


 


 Anexos desta publicação

  fachada   projetos desenvolvidos