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Ligação Nova



A ligação nova deve ser solicitada em uma das sedes de atendimento da Cerbranorte, em Braço do Norte ou Rio Fortuna. O consumidor deve ter em mãos o número da Unidade Consumidora mais próxima do local da nova ligação.

 O procedimento para uma ligação nova é feito da seguinte maneira: 

 
  • Inicialmente os nossos atendentes verificarão a existência de rede de distribuição próxima ao local. Caso a rede da Cerbranorte não passe junto à nova UC, um pedido de obra será aberto.
  • Havendo rede de distribuição no local, faz-se a solicitação de vistoria para que o técnico avalie o material necessário para o ramal de ligação e a posição e especificação do poste do padrão de entrada, além do tipo de ligação (monofásica, bifásica ou trifásica).
  • O segundo passo, no caso de não ser padrão subterrâneo, é adquirir o poste indicado pela vistoria e apresentar o comprovante de compra do poste na cooperativa. Atualmente, a Cerbranorte disponibiliza uma equipe que faz o serviço de colocação dos postes para padrão gratuitamente.
  • Com o poste já implantado, o consumidor deve providenciar a instalação do padrão com uma instaladora ou eletricista credenciado. É importante destacar que o consumidor tem o dever de fornecer o padrão de entrada de energia adequado às normas técnicas da Cerbranorte (Feco D-04).
  • Assim que o padrão estiver concluído, o interessado volta à Cerbranorte para solicitar a ligação, trazendo o Comprovante de Conclusão de Padrão fornecido pela instaladora.
  • No momento da ligação, serão solicitadas do consumidor informações a respeito da finalidade de utilização da UC e a relação de equipamentos/carga a ser instalada no imóvel (ex. quantidade de lâmpadas, TV etc.);


 Os documentos necessários para solicitar a ligação são: 


 Imóvel: 


Observação: o contrato de locação, para fins de transferência das obrigações perante a Unidade Consumidora deve atender os termos do art. 23, inciso VIII, da lei n° 8.245, de 18 de outubro de 1991 (lei do inquilinato), além de ter firmas reconhecidas no prazo de 30 dias, contados a partir da assinatura do contrato.
 


 Pessoa Física: 
 Pessoa Jurídica: 

 A emissão da primeira fatura de energia elétrica para o novo titular pode levar de 15 a 47 dias. 
 
Observação: caso o solicitante possua débito é necessário apresentar documentos (ou cópias autenticadas) que comprovem a ausência de vínculo do requerente com o imóvel, na época em que o débito foi gerado ou a quitação do mesmo.



 Qual o prazo para o atendimento da ligação nova? 


  Área Urbana Área Rural
Vistoria 3 dias 5 dias
Ligação 2 dias 5 dias