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VERIFICAÇÃO DO MEDIDOR



Considerando um possível aumento no valor da conta de luz, o consumidor busca alternativas para verificar e resolver o problema. Uma das possibilidades é a verificação do medidor, que é realizada após a solicitação do consumidor ou pelo setor de faturamento da Cerbranorte. Este procedimento é feito para detectar a existência de eventuais erros do medidor, que podem apresentar um consumo superior ou inferior ao correto. Ou seja, o medidor de energia não pode apresentar variações de erro que excedam o limite de + ou - 4 %.
 

Apesar de não ser frequente, é muito mais comum o medidor apresentar defeito registrando um consumo menor, do que ao contrário. Por isso, após a análise técnica, caso seja constatado que o medidor apresenta defeitos, como uma bobina queimada, problema no mancal ou até no ciclometro, o medidor é substituído por um novo. Porém, se o problema não for o medidor, o consumo elevado pode ser causado por um aparelho danificado, um cabo da instalação interna que está dando curto-circuito, ou até mesmo o esquecimento de um equipamento ligado durante um longo período sem o consumidor se dar conta. Nesse contexto, cabe ainda relembrar que a responsabilidade da Cerbranorte vai apenas até o medidor. 

 

 

A verificação do medidor é feita na própria Unidade Consumidora e o consumidor, de preferência, deve acompanhar a execução do serviço. O procedimento é simples: o técnico usa um medidor no equipamento e aplica a carga máxima ou mínima, simulando o consumo (grande, médio ou pequeno). O equipamento detecta as voltas que o disco do medidor realiza e, no caso do eletrônico, os pulsos que são emitidos. A partir disso é possível detectar quanto para mais ou para menos está ocorrendo na variação, excesso ou falta de verificação de consumo.
 
Após a análise, emitimos ao consumidor um relatório da verificação. Se o procedimento for feito por solicitação do consumidor e não for constatada nenhuma anormalidade, é cobrada uma taxa de serviço conforme 
Tabela de Serviços. 
 
Esta solicitação pode ser feita por qualquer pessoa, na sede da cooperativa, pelo telefone 0800 643 2499, ou até mesmo pelo site www.cerbranorte.com.br.




 Ao entrar em contato com a Cerbranorte, lembre-se de sempre ter o número da UC em mãos.