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Fornecimento e Medição



 Quando acontece o corte no fornecimento de energia e como devo proceder para religá-la? 

Quando você não efetua o pagamento da fatura de energia no dia do vencimento, a CERBRANORTE envia, juntamente com a fatura do mês seguinte, um aviso de corte com prazo de 15 dias para pagamento da fatura em aberto. Se o pagamento não for realizado até o vencimento do prazo concedido neste aviso, acontece a suspensão do fornecimento, conforme prevê o artigo 171 da Resolução Aneel 414 de 15 de Setembro de 2010. Para religar a energia, você precisa quitar a(s) fatura(s) pendente(s). Além disso, uma taxa de religação será cobrada na próxima fatura emitida. 
 

 O que eu faço no caso de uma queda de energia? 

Primeiramente, você deve retirar todos os aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar que os mesmos venham a ser danificados no restabelecimento da energia. Caso a falta de energia seja apenas em sua residência, é necessário localizar o quadro de distribuição interno, se existir, e verificar se os disjuntores estão ligados.
O associado/consumidor pode se informar sobre qualquer interrupção de energia elétrica através do telefone 0800 643 2499.


 Em caso de dúvidas quanto ao funcionamento do medidor, como proceder? 

O consumidor deve primeiramente contatar a CERBRANORTE. O medidor é de propriedade da cooperativa, mas de responsabilidade do consumidor. Portanto, se forem constatadas irregularidades que venham a provocar registros de consumo incorretos, a Cooperativa irá proceder aos reparos necessários no medidor e recalcular os consumos dos últimos meses. Conforme  414/2010 é direito do consumidor solicitar a aferição de seu relógio ou a troca do mesmo. Este serviço será cobrado quando não houver irregularidades no aparelho, portanto ao solicitar o serviço consulte o valor a ser cobrado.

 A data de vencimento da fatura de energia pode ser alterada? 

Sim. A CERBRANORTE oferece ao consumidor, dentro do mês de vencimento, seis datas opcionais de vencimento da conta. Basta solicitar a mudança.

 Se o imóvel permanece fechado o dia todo, isso pode acarretar problemas em minha conta? 

Quando o medidor não está em local de livre acesso do leiturista e ele não consegue fazer a leitura do medidor, o valor da fatura é calculado pela média dos últimos seis meses. Isso pode ocasionar um acúmulo de consumo, pois quando for feita a leitura no relógio poderá ficar constatado que o consumo foi maior do que o cobrado nas contas pela média. Se houver diferença de consumo, esse valor será cobrado. Por isso o consumidor deve facilitar o acesso ao relógio.

É importante lembrar que na conta vem discriminada a data da próxima leitura, para que o consumidor possa se programar.