Facebook
99986 2499
0800 643 2499
 SMS 27800  

Perguntas e respostas sobre tarifas das distribuidoras de energia elétrica



A energia elétrica é essencial no dia-a-dia da sociedade, seja nas residências ou nos diversos segmentos da economia. Acender o interruptor de luz, ligar uma máquina na indústria ou a geladeira num restaurante são gestos comuns e rotineiros dos consumidores, mas primordiais para o desenvolvimentodo país. Para possibilitar esse gesto, como apertar o interruptor, existe toda uma estrutura de geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica para garantir o fornecimento de energia, com continuidade e, principalmente, qualidade.

A garantia do abastecimento, os custos para a geração e transporte de energia elétrica são cobrados por meio de tarifas. Os consumidores pagam as tarifas às distribuidoras para a prestação do serviço de fornecimento de energia. Os contratos de concessão, assinados pelas distribuidoras com a União - representada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) - estabelecem a composição das tarifas e as fórmulas dos reajustes anuais e exigem revisões tarifarias periódicas.

A ANEEL tem a responsabilidade de fixar as tarifas de energia elétrica de forma a promover a modicidade tarifária na defesa do interesse público e o equilíbrio econômicofinanceiro dos agentes que prestam os serviços de energia. E a revisão tarifária periódica é fundamental para alcançar esses compromissos. Nesta publicação, estão as dúvidas mais comuns sobre a tarifa de energia elétrica, e o processo de revisão tarifária em 17 perguntas e respostas.

 Veja a cartilha: 

        Resultado de imagem para cartilha perguntas e respostas sobre tarifa aneel             

 Anexos desta publicação

  Perguntas e resposta ANEEL